Tratamento com câmara hiperbarica

Como é feito o tratamento Hiperbarico?

O tratamento com câmara hiperbarica é realizado em sessões com duração de 90 a 120 minutos, dependendo do tamanho do paciente, da idade, do tipo de lesão e da fase do tratamento.

tratamento camara hperbarica

O paciente permanece deitado dentro da câmara monopaciente e respira a atmosfera de oxigênio livremente sem máscaras. Há intercomunicadores para contato direto da equipe de saúde com o paciente e vice-versa. O paciente pode se movimentar à vontade, assumindo posições que sejam as mais confortáveis. Caso prefira, pode assistir televisão ou dormir, pois o ambiente da câmara é bastante silencioso.

O número de sessões necessárias para a maior parte das lesões agudas é de 20 a 25 e para as lesões crônicas é de 40 a 50. No início, as sessões são realizadas diariamente, mas após as fases iniciais podem ser espaçadas para três vezes por semana; outras vezes podem ser necessárias interrupções do tratamento por algum tempo para procedimentos cirúrgicos ou outros.

É importante que a equipe médica que trata do paciente esteja em sintonia com o médico hiperbarista para que as decisões sejam tomadas em conjunto.