Dúvidas sobre Tratamento hiperbárico

1.Meu médico indicou para mim o tratamento hiperbárico. Estou com o pedido em mãos. O que faço agora?
R. Basta nos enviar o pedido juntamente com uma foto da carteirinha do convênio por fax, e-mail ou WhatsApp, que providenciaremos sua autorização e agendamento. Não esquecer de enviar também um ou mais números de telefone para contato.

2.Como posso saber se já posso começar o tratamento?
R. Após ter sido autorizado pelo seu convênio entramos em contato com você para agendar as sessões. Você pode também entrar em contato conosco para saber do andamento do seu processo.

3.Quanto dura uma sessão de câmara hiperbárica?
R. Para a maioria dos casos, em monoplace dura 90 minutos e em multiplace 120 minutos

4.Por que a sessão em multiplace dura mais tempo?
R. O que interessa para o tratamento é o tempo de oxigênio sob pressão que o paciente recebe, que deve ser de 90 minutos. Em monoplace o ambiente é de oxigênio desde o início e em multiplace o oxigênio é respirado através de máscaras, com intervalos.

5.Os resultados do tratamento em câmara monoplace e multiplace são iguais?
R. Sim os resultados são rigorosamente iguais

6.Quantas sessões é preciso num tratamento hiperbárico ?
R. Depende do tipo de lesão, do volume corpóreo do paciente, do tipo de tecido afetado (se osso ou partes moles), de outras doenças que o paciente tenha. É possível calcular o total de sessões necessárias observando-se a resposta após as primeiras 5 ou 10 sessões.

7.Para o tratamento hiperbárico devo ficar em jejum?
R. Não, ao contrário; solicita-se que o paciente venha bem alimentado; se tomar insulina (diabéticos) deixar para tomar após a sessão.

8.No caso de feridas, deve-se tirar o curativo para expor a lesão ao oxigênio?
R. Não tem necessidade. O oxigênio entra pela respiração e distribui-se pela circulação. O efeito é produzido dentro do corpo.

9.Fumar é prejudicial para o tratamento hiperbárico?
R. R. Entre outros efeitos inconvenientes, o cigarro provoca estreitamento dos vasos com dificuldade de trânsito do sangue, reduzindo o transporte de oxigênio. Os pacientes fumantes necessitam mais sessões de tratamento do que os não fumantes.

10.Há restrição de idade para o tratamento hiperbárico?
R. Não existe restrição de idade; de acordo com a avaliação do médico hiperbarista, a pressão e o tempo variam. Tratamos desde bebês recém nascidos até senhores e senhoras com mais de 100 anos